Grupo Caliandra
Cláudia Campos David da Silva, Clésia Dalira Weber, El’Wânia Maria Fávero, Maria de Lourdes Aiello do Amaral e Zuleide Malagutti .
ativ- 04- Uso das Tecnologias no currículo Atividade 4.4 – Relato de experiência de uso de tecnologiaGrupo CALIANDRA: Cláudia Campos David da Silva, Clésia Dalira Weber, El’Wânia Maria Fávero, Maria de Lourdes Aiello de AmaralZuleide MalaguttiTrocamos informações sobre experiências vivenciadas em sala de aula e no laboratório de informática da escola e o uso de tecnologias ao currículo, e foi possível perceber que cada vez mais, parece impossível imaginar a vida sem essas ferramentas. Entre os professores a disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mail, mensagens instantâneas, banda larga e uma infinidade de engenhocas da modernidade provoca reações variadas. Segundo a coordenadora do laboratório da escola, a professora Clésia Dalira, é possível notar que aos poucos os professores estão buscando essas ferramentas para aplicação de conteúdos, alguns com maior e outros com menor intensidade. Porém, é notável as mudanças de metodologias e dos recursos utilizados em nossa escola – EM. José Inácio Fraga – nos últimos anos. O uso do laboratório, do Portal Aprende Brasil, do Projetor Multimídia, da Câmera Digital, entre outros é bem comum nas aulas. A maior parte dos nossos colegas professores estão envolvidos com atividades que utilizam ambientes virtuais de aprendizagem e buscam levar estas experiências para a sala de aula. Para a coordenadora da escola, a professora Claudia, se o professor quer utilizar a tecnologia na sala de aula, ele deve começar investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas. No planejamento anual, é importante avaliar quais os conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje podem ser inseridas. Além disso, existem recomendações gerais para utilizar os recursos em sala de aula, mas os resultados são melhores quando é considerada a didática específica de cada área.
sábado, 31 de outubro de 2009
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
ATIV 3.6 UNID03 -RELATO DA ATIVIDADE 3.5
PROJETO DENGUE
PROJETO DENGUE, TÔ FORA
Ativ. 3.9 Unid.03
Participei do projeto dengue como coordenadora o qual foi desenvolvido por toda comunidade escolar. Tive uma ótima impressão pois os alunos se sentiram bastante envolvidos com todas as atividades propostas ,inclusive participaram efetivamente da entrega de panfletos e da palestra com muita disciplina e atenção devido a utilização das tecnologias.


Ativ. 3.9 Unid.03
Participei do projeto dengue como coordenadora o qual foi desenvolvido por toda comunidade escolar. Tive uma ótima impressão pois os alunos se sentiram bastante envolvidos com todas as atividades propostas ,inclusive participaram efetivamente da entrega de panfletos e da palestra com muita disciplina e atenção devido a utilização das tecnologias.
PROJETO DENGUE, TÔ FORA!
PÚBLICO ALVO: A ESCOLA E A COMUNIDADE.
DURAÇÃO: TODO O ANO LETIVO.
INÍCIO: ANO: 2009.
JUSTIFICATIVA: Tendo em vista o grande número de pessoas infectadas pelo vírus da Dengue na comunidade, apesar da grande campanha realizada pelos meios de comunicação e pelo trabalho dos agentes de saúde do Município, incansáveis no combate a essa praga que assola os nossos dias. Desenvolvemos este projeto com a finalidade de formar cidadãos responsáveis e conscientes do seu papel na solução de problemas sociais que exijam a participação ativa e coletiva. Neste contexto, a EM "José Inácio Fraga" se engajará na luta, elaborando este projeto para dar suporte à frente de trabalho da comunidade escolar, na batalha contra a dengue. Assim, abraçar e disseminar esta campanha por todo o bairro, tornou-se o objetivo maior desta Unidade de Ensino, com o fim de despertar nos seus alunos e na comunidade o interesse, a participação e consciência para os riscos que ocorrem, ao não aderirem coletivamente na luta contra o mosquito AEDES EGYPTI, transmissor do vírus Causador da DENGUE.
OBJETIVOS: • Esclarecer os alunos e à comunidade sobre os verdadeiros problemas causados pela dengue.
• Conscientizar a comunidade escolar e familiar de sua responsabilidade no combate e prevenção ao mosquito Aedes Egypti;
• Despertar no aluno o espírito combativo frente ao problema da dengue;
• Incentivar no aluno a participação coletiva como força de trabalho na fiscalização, prevenção e combate ao mosquito Aedes Egypti.
PROBLEMATIZAÇÃO: Como conscientizar os alunos sobre suas responsabilidades em relação ao combate e prevenção ao mosquito Aedes Egypti?
DESENVOLVIMENTO: No decorrer do ano letivo a Escola Municipal José Inácio Fraga ,estará mobilizada na campanha de combate ao mosquito Aedes Egypti, utilizando toda sua força de trabalho unificando direção, coordenação e corpo docente e discente no desenvolvimento de atividades voltadas para o esclarecimento de como ocorre e se prolifera o mosquito Aedes Egypti. Os cuidados que devemos ter para não contrair a dengue, como tratar e evitar essa doença. Para isso, divulgará através de reuniões pedagógicas com a comunidade( escolar e comunitária), o passo a passo para o êxito da campanha. Os professores e coordenadores terão capacitações oferecidas pelo município e serão agentes disseminadores junto aos alunos, na produção de textos, murais, cartazes, maquetes, faixas, jograis, paródias, passeatas, dramatização. Os alunos escolhidos como líderes de grupos , irão às ruas, casas, organizarão as entrevistas, fiscalizarão e denunciarão possíveis focos de proliferação de mosquitos através de relatórios à Secretária de Saúde, parceira da escola na evolução do trabalho e solução de problemas detectados na comunidade, em relação à Campanha contra o mosquito da dengue. ESTRATÉGIAS: • Palestras; • Pesquisas de campo; • Pesquisas na Internet e no Portal Aprende Brasil; • Entrevistas; • Confecção de cartazes; • Maquetes; • Músicas; • Reportagens; • Dramatização; • Capacitação.
RECURSOS UTILIZADOS: Textos informativos, jornais, revistas, vídeos, DVD, CD, Data Show, máquina digita (fotos), sucata, passeatas, paródias, dramatização, poesias e versos. CONCLUSÃO: Todo trabalho realizado no decorrer da campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue, será apresentado e exposto na escola, com sua culminância prevista pra o dia D de combate a DENGUE. O evento ficará registrado através de fitas de vídeos, fotografias, cartazes, maquetes e relatório final.
AVALIAÇÃO A avaliação ocorrerá durante a execução das atividades propostas, através da observação da participação, interesse e aprendizado coletivo.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
ativ 2.8 Registro de Experiência da aula 2.6
Durante a aula da disciplina de LÌngua Inglesa sobre o significado das palavras em língua inglesa para o uso da língua materna, levei os alunos a pronunciar de forma correta as palavras e compreender que o uso de outras línguas é muito importante para o cotidiano.
Fizemos uma aula super intessante, usamos o projetor de imagem interligado com o portal Aprende Brasil em que projetamos as imagens do portal no telão para que os alunos conseguissem juntamente fazer um estudo diferenciado, observando e diferenciando os sons das palavras e as maneiras que elas são escritas e pronunciadas. Nessa aula os alunos puderam até se divertir com o som de cada palavra e com a diferença da oralidade com a escrita e o seu significado em outra língua.
Os alunos conheceram o acesso às atividades, apresentado através do projetor multimídia, cada aluno estava diante de um computador já conectado ao Portal Aprende Brasil. Todos os alunos possuem cadastro neste ambiente virtual de aprendizagem. Realizaram a proposta com estímulo e compreenderam bem o objetivo da aula.
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Ativ 3.10 Planejamento
Plano de Aula: Conhecendo o caramujo africano – Uma questão de saúde
Ano: 8º Ano
Disciplina: Ciências da Natureza e Matemática
Conteúdo: Reino Animal e Vegetal
Objetivos: Analisar, identificar e divulgar os meios de proliferação do caramujo.
Tempo estimado: Um mês.
Material necessário: Material para a confecção de cartazes e panfletos (cartolina, canetinhas, cola, fotos e imagens dos caramujos, etc.), Impressora, Laboratório de Informáticas com computadores conectados, Câmera Digital (VER...)
Desenvolvimento
1ª Etapa
O primeiro passo é fazer um levantamento do conhecimento da turma sobre os moluscos, principalmente o caramujo – investigação oral em conversa na sala de aula. Informar o crescimento deste molusco no Brasil, como ele chegou aqui e quais as conseqüências de sua existência. Inicialmente o papel do professor é trazer informações gerais que serão pesquisadas mais tarde para introduzir a aula e motivá-los a buscar mais informações para proporcionar aos estudantes as condições necessárias para que atuem junto aos colegas e à comunidade escolar em combate ao caramujo.
2ª Etapa
Pesquisar na Internet – endereços pré-estabelecidos pelo professor – de onde veio o caramujo, a qual espécie pertence e suas características, fazendo leituras de tudo que encontrarem. Anotar todas as informações possíveis para posterior elaboração de panfletos e cartazes. Além disso, assistir ao conteúdo multimídia do Portal Aprende Brasil “Bichos Gelequentos”.
3ª Etapa
Realizar um levantamento da existência de possíveis focos de reprodução do caramujo na escola e na comunidade. Listar os locais em que foram encontrados, nas plantas, locais úmidos, em baixo de entulhos, nos muros e outros. Fazer a coleta dos mesmos usando luvas e encaminhando-os para os postos da Vigilância Epidemiológica. Relatar por escrito a experiência.
4º Etapa
Visitar uma horta, investigar a existência de caramujos na terra, nas plantas, no entorno do lugar. Registrar em vídeo e fotos.
5ª Etapa
Elaborar um questionário e eleger um pequeno grupo para entrevistar um dos representantes responsável pela Vigilância Epidemiológica no município.
6º Etapa
Repassar o resultado do questionário e assistir ao vídeo e imagens da visita feita anteriormente na horta. Discutir as experiências.
7ª Etapa
Elaborar cartazes e panfletos destinados à divulgação de medidas preventivas contra a proliferação do caramujo africano.
8ª Etapa
Além da divulgação dos cartazes e panfletos, publicar seu trabalho (relatos de experiências e fotos) na Internet utilizando o Construtor de Páginas do Portal Aprende Brasil. Eles deverão seguir as instruções do Construtor e escolher a opção “Relato de Experiências” para a publicação do seu trabalho, pois ela permite o uso de textos e imagens. Enviar a sua página para os demais alunos da classe, pois, assim, haverá uma troca de informações sobre as diferentes experiências realizadas. Outra alternativa para aqueles que não têm acesso ao Portal Aprende Brasil é a elaboração de Blog para que os estudantes possam registrar suas atividades e divulgá-las para seus colegas e comunidade escolar.
Produto final
Divulgação de medidas preventivas contra a proliferação: de como fazer corretamente a coleta do caramujo africano e quais as doenças que ele pode transmitir ao ser humano. Publicação e divulgação das atividades na Internet utilizando o Construtor de Páginas do Portal Aprende Brasil.
Avaliação
Avaliar se os alunos reconhecem o perigo deste molusco aparentemente inofensivo, se aprenderam a fazer a coleta, se buscaram maiores informações sobre o caramujo, se os cartazes e panfletos focalizam o assunto de forma clara e objetiva, de forma adequada ao que foi proposto.
Endereços pesquisados:
(TERMINAR...)
http://www.colegioweb.com.br/biologia/caramujo
Ano: 8º Ano
Disciplina: Ciências da Natureza e Matemática
Conteúdo: Reino Animal e Vegetal
Objetivos: Analisar, identificar e divulgar os meios de proliferação do caramujo.
Tempo estimado: Um mês.
Material necessário: Material para a confecção de cartazes e panfletos (cartolina, canetinhas, cola, fotos e imagens dos caramujos, etc.), Impressora, Laboratório de Informáticas com computadores conectados, Câmera Digital (VER...)
Desenvolvimento
1ª Etapa
O primeiro passo é fazer um levantamento do conhecimento da turma sobre os moluscos, principalmente o caramujo – investigação oral em conversa na sala de aula. Informar o crescimento deste molusco no Brasil, como ele chegou aqui e quais as conseqüências de sua existência. Inicialmente o papel do professor é trazer informações gerais que serão pesquisadas mais tarde para introduzir a aula e motivá-los a buscar mais informações para proporcionar aos estudantes as condições necessárias para que atuem junto aos colegas e à comunidade escolar em combate ao caramujo.
2ª Etapa
Pesquisar na Internet – endereços pré-estabelecidos pelo professor – de onde veio o caramujo, a qual espécie pertence e suas características, fazendo leituras de tudo que encontrarem. Anotar todas as informações possíveis para posterior elaboração de panfletos e cartazes. Além disso, assistir ao conteúdo multimídia do Portal Aprende Brasil “Bichos Gelequentos”.
3ª Etapa
Realizar um levantamento da existência de possíveis focos de reprodução do caramujo na escola e na comunidade. Listar os locais em que foram encontrados, nas plantas, locais úmidos, em baixo de entulhos, nos muros e outros. Fazer a coleta dos mesmos usando luvas e encaminhando-os para os postos da Vigilância Epidemiológica. Relatar por escrito a experiência.
4º Etapa
Visitar uma horta, investigar a existência de caramujos na terra, nas plantas, no entorno do lugar. Registrar em vídeo e fotos.
5ª Etapa
Elaborar um questionário e eleger um pequeno grupo para entrevistar um dos representantes responsável pela Vigilância Epidemiológica no município.
6º Etapa
Repassar o resultado do questionário e assistir ao vídeo e imagens da visita feita anteriormente na horta. Discutir as experiências.
7ª Etapa
Elaborar cartazes e panfletos destinados à divulgação de medidas preventivas contra a proliferação do caramujo africano.
8ª Etapa
Além da divulgação dos cartazes e panfletos, publicar seu trabalho (relatos de experiências e fotos) na Internet utilizando o Construtor de Páginas do Portal Aprende Brasil. Eles deverão seguir as instruções do Construtor e escolher a opção “Relato de Experiências” para a publicação do seu trabalho, pois ela permite o uso de textos e imagens. Enviar a sua página para os demais alunos da classe, pois, assim, haverá uma troca de informações sobre as diferentes experiências realizadas. Outra alternativa para aqueles que não têm acesso ao Portal Aprende Brasil é a elaboração de Blog para que os estudantes possam registrar suas atividades e divulgá-las para seus colegas e comunidade escolar.
Produto final
Divulgação de medidas preventivas contra a proliferação: de como fazer corretamente a coleta do caramujo africano e quais as doenças que ele pode transmitir ao ser humano. Publicação e divulgação das atividades na Internet utilizando o Construtor de Páginas do Portal Aprende Brasil.
Avaliação
Avaliar se os alunos reconhecem o perigo deste molusco aparentemente inofensivo, se aprenderam a fazer a coleta, se buscaram maiores informações sobre o caramujo, se os cartazes e panfletos focalizam o assunto de forma clara e objetiva, de forma adequada ao que foi proposto.
Endereços pesquisados:
(TERMINAR...)
http://www.colegioweb.com.br/biologia/caramujo
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
ativ 3.7- multimídia
http://widget-31.slide.com/widgets/slideticker.swf" type="application/x-shockwave-flash" quality="high" scale="noscale" salign="l" wmode="transparent" flashvars="cy=ok&il=1&channel=3242591731740702001&site=widget-31.slide.com" style="width:426px;height:320px" name="flashticker" align="middle">
Assinar:
Postagens (Atom)