sábado, 31 de outubro de 2009

Grupo Caliandra
Cláudia Campos David da Silva, Clésia Dalira Weber, El’Wânia Maria Fávero, Maria de Lourdes Aiello do Amaral e Zuleide Malagutti .
ativ- 04- Uso das Tecnologias no currículo Atividade 4.4 – Relato de experiência de uso de tecnologiaGrupo CALIANDRA: Cláudia Campos David da Silva, Clésia Dalira Weber, El’Wânia Maria Fávero, Maria de Lourdes Aiello de AmaralZuleide MalaguttiTrocamos informações sobre experiências vivenciadas em sala de aula e no laboratório de informática da escola e o uso de tecnologias ao currículo, e foi possível perceber que cada vez mais, parece impossível imaginar a vida sem essas ferramentas. Entre os professores a disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mail, mensagens instantâneas, banda larga e uma infinidade de engenhocas da modernidade provoca reações variadas. Segundo a coordenadora do laboratório da escola, a professora Clésia Dalira, é possível notar que aos poucos os professores estão buscando essas ferramentas para aplicação de conteúdos, alguns com maior e outros com menor intensidade. Porém, é notável as mudanças de metodologias e dos recursos utilizados em nossa escola – EM. José Inácio Fraga – nos últimos anos. O uso do laboratório, do Portal Aprende Brasil, do Projetor Multimídia, da Câmera Digital, entre outros é bem comum nas aulas. A maior parte dos nossos colegas professores estão envolvidos com atividades que utilizam ambientes virtuais de aprendizagem e buscam levar estas experiências para a sala de aula. Para a coordenadora da escola, a professora Claudia, se o professor quer utilizar a tecnologia na sala de aula, ele deve começar investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas. No planejamento anual, é importante avaliar quais os conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje podem ser inseridas. Além disso, existem recomendações gerais para utilizar os recursos em sala de aula, mas os resultados são melhores quando é considerada a didática específica de cada área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário